14/08/2008

AVALIAÇÃO ESCOLAR:LIMITES E POSSIBILIDADES

"O processo avaliativo parte do pressuposto de que se defrontar com dificuldades é inerente ao ato de aprender. Assim, o diagnóstico de dificuldades e facilidades deve ser compreendido não como um veredito que irá culpar ou absolver o aluno, mas sim como uma análise da situação escolar atual do aluno, em função das condições de ensino que estão sendo oferecidas. Nestes termos, são questões típicas de avaliações:- Que problemas o aluno vem enfrentando?- Por que não conseguiu alcançar determinados objetivos?- Qual o processo de aprendizagem desenvolvido?- Quais os resultados significativos produzidos pelo aluno?"- "Precauções: A avaliação escolar não deve ser empregada quando não se tem interesse em aperfeiçoar o ensino e, conseqüentemente, quando não se definiu o sentido que será dado aos resultados da avaliação.A avaliação escolar exige também que o professor tenha claro, antes de sua utilização, o significado que ele atribui a sua ação educativa."
"Contra-indicações: A avaliação é contra-indicada como único instrumento para decidir sobre aprovação e reprovação do aluno. O seu uso somente para definir a progressão vertical do aluno conduz a reduções e descompromissos. A decisão de aprovação e retenção do aluno exige do coletivo da Escola uma análise das possibilidades que essa Escola pode oferecer para garantir um bom ensino.A avaliação escolar também é contra-indicada para fazer um diagnóstico sobre a personalidade do aluno, pois sua abrangência limita-se aos objetivos do ensino do programa escolar.A avaliação escolar é contra-indicada para fazer prognóstico de sucesso na vida. Contudo, o seu mau emprego pode expulsar o aluno da Escola, causar danos em seu autoconceito, impedir que ele tenha acesso a um conhecimento sistematizado e, portanto, restringir a partir daí suas oportunidades de participação social."

Publicação: Série Idéias n. 22. São Paulo: FDE, 1994Páginas: 89-90
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/int_a.php?t=018

27 comentários:

stellachavesformacaocontinuada disse...

A avaliação escolar não deve jamais ser vista como uma punição. A avaliação realmente é uma análise da situação escolar do aluno e do trabalho do professor.

ALFABETIZAR É PROFESSAR disse...

AVALIAÇÃO DEVE SER UM INSTRUMENTO DIAGNOSTICO ONDE O PROFESSOR PODERÁ FAZER SUA PROPRIA AUTO-AVALIAÇÃO COMO OS ALUNOS ESTÃO ASSIMILANDO SEU CONTEÚDO.
A AVALIAÇÃO NESSE PONTO DE VISTA SERVIRÁ COMO UM MATERIAL PARA NOVA ESTRATÉGIA PARA O PROFESSOR CUMPRIR METAS ESTABELECIDAS.

Zilda disse...

A avaliação dever ser realizada para melhorar a prática pedagógica.É errônea a idéia de utilizá-la para decidir a aprovação e/ou reprovação do aluno.

Unknown disse...

As causas do fracasso escolar dependerá obviamente pela reflexão de como a escola explica e lida com a avaliação do aluno em sua totalidade
Pedagoga: Marilza

Anônimo disse...

A avaliação deve retratar o que o aluno aprendeu durante as aulas. Avaliar não só para dar nota para o aluno, porque ninguém deve ser "medido" pela capacidade, e sim através das inteligencias múltiplas podemos também avaliar a habilidade de cada um.Porque cada um, possui uma habilidade para uma determinada atividade.
Glaucia-classe 6 e 9anos.

Ana Maria Padilla Sbrissa disse...

Conhecedora do texto de Clarilza Prado de Souza na íntegra,publicado na Série Idéias, ressalto que acho interessante a analogia feita pela autora entre avaliação escolar e remédio. Assim, todas as precauções devem ser tomadas para que não hajam efeitos colaterais.O ato de avaliar só faz sentido se decisões coletivas acontecerem para o aperfeiçoamento das ações educativas.
Ana Maria- Pedagoga

Anônimo disse...

A avaliação não deve ser vista para selecionar o melhor aluno.A finalidade da avaliação deve constatar o que o aluno sabe, verificar a situação escolar para ajudar o aluno em seu processo educativo.
Professora Daniella Ferreira

Anônimo disse...

O resultado da avaliação não deveria ser o único quesito na progressão ou retenção de um aluno, e muito menos servir para rotular um profissional educador; deveria ser apenas um dos indicadores de uma situação que se instalou e existem varios motivos.

Sandra Mara Silva - Professora de Informática

Anônimo disse...

A avaliação é um suporte para a construção da obra não o seu fim


Prof. Luiz Fernando

Anônimo disse...

A avaliação deve existir como prática diária e instrumento de auxílio para o professor e não como instrumento punitivo.

Denise Assis Amorim

Unknown disse...

O Texto nos leva a refletir a ação avaliativa como mais um instrumento do processo de aprendizagem. A avaliação não deve ser um diagnóstico com parâmetros pré-estabelecidos de saberes. O aluno possui etapas de compreensão que, através do ensino e das oportunidades oferecidas, lhes capacitarão ao mundo social como um ser integrado e participativo.

Sônia Wehbe

Anônimo disse...

O instrumento avaliativo nem sempre é visto como mediador, às vezes é punitivo. Sem demagogia, precisamos ser realistas e encarar a avaliação como forma de mediar, mas será que somos assim avaliados? Será que avaliamos nossos alunos sempre com esta postura ética e politicamente correta? Será que somos mesmo mediadores da aprendizagem? SERÁ?????

Anônimo disse...

A avaliação é realizada com o objetivo de promover melhores condições de ensino e crescimento do aluno no seu todo.

Anônimo disse...

Avaliar não é punir.É um "suporte" para que o aluno reflita sobre seu desenvolvimento e capacidade no dia a dia.

Anônimo disse...

Avaliação: Avaliar para diagnosticar, investigar jamais para punir ou classificar o aluno.
Profª Maria Helena 10 anos.

Anônimo disse...

A avaliação não deve ser o foco para aprovação ou reprovação do aluno. Ela deve estar voltada para um aprimoramento da prática em sala de aula se tornando um recurso diagnóstico e comp-lementar do profissional.
Professora Stefânia

Anônimo disse...

Avaliar para mim implica observar, analisar, verificar o crescimento de cada um levando em conta sua capacidade e seu potencial de aprendizagem, criando sempre condições para que possa ocorrer uma aprendizagem significativa.
Professora Rosemary

Anônimo disse...

A avaliação é a análise das possibilidades que a escola pode oferecer para garantir um bom ensino.

12/09/08 16:39

Professora Eunasia

Anônimo disse...

Avaliação para diagnosticar, intervir, jamais para punir.
Sabemos que pressionados, inseguros, não conseguimos demonstrar nossas habilidades.
A avaliação é um "meio" pelo qual investigamso limites e possibilidades em um proceso, não podendo ser vazio em seu sentido, apenas para punir, notificar.

Anônimo disse...

Segundo o texto , o processo avaliativo é odiagnóstico de dificuldades e facilidades que deveser compreeendido como análise da situação real do aluno. A avaliação é contra-indicada como um único instrumento. A avaliação exige que o professor tenha clareza nos objetivos propostos para que não se exclua o alunos da escola.
Pedagoga Isaltina

Anônimo disse...

O processo avaliativo deve ter como mete para o professor o significado que ele atribui a sua ação educativa tomando algumas precauções no sentido de definir o sentido que será dado aos resultados da avaliação e contra indicado ao sentido de reprovação e aprovação e auxiliar na intervenção para que o aluno tenha acesso ao conhecimento sistematizado.

Anônimo disse...

No texto de Clarilza Prado de Souza ressalto a feliz analogia feita pela autora entre o avaliar na escola e o de tomar medicamentos com:- contra indicação no sentido de aprovação e reprovação,precauções no sentido que será dado aos resultados da avaliação e a indicação certa nas intervenções de acordo com resultados da avaliação para que o educando tenha acesso ao conhecimento proporcionando oportunidades e participação social

Patty Silveira disse...

Avaliação é um instrumento para tomarmos conhecimento dos avanços e dificuldades de nossos alunos, não para ser utilizada como uma punição.

Anônimo disse...

Avaliar é necssário, principalmente para mudar atitudes se for o caso, buscar novas estratégias de colocar o conteúdo ao alcance de todos.

PINGUINHO DE TINTA disse...

A avaliação escolar deve abordar aspectos qualitativos do processo educativo. O professor deve estar ciente de que o que importa é o processo pelo qual o aluno adquiriu o conhecimento, não avaliando apenas um "dado momento" como se o produto final fosse consequencia do processo...
profa. ana laura - classe de 5 anos

Anônimo disse...

A avaliação é um instrumento para fazermos uma sondagem do desempenho dos nossos educandos e como consequência aintervenção.Esta concepção de avaliação tem como propósito investigar, diagnosticar o que o aluno aprendeu e não puní-lo.

Pedagoga Iaciara

Anônimo disse...

A avaliação é um instrumento para fazermos uma sondagem do desempenho dos nossos educandos e como consequência aintervenção.Esta concepção de avaliação tem como propósito investigar, diagnosticar o que o aluno aprendeu e não puní-lo.

Pedagoga Iaciara