21/08/2008

AVALIAÇÃO LUCKESI

28 comentários:

stellachavesformacaocontinuada disse...

A Avaliação deve ser algo constante com diversos recursos e materiais pedagógicos.Conduzindo à reflexão,formentando saberes num processo onde haja troca e ressignificação.

Zilda disse...

Para avaliar é neessário investigar para compreender a realidade do cotidiano.Compreendendo a realidade teremos condições de intervir adequadamente.A avaliação só tem significado se a partir dela relizamos as devidas intervenções.

Unknown disse...

O educador deve fazer uso do instrumento de avaliação para investigar e acompanhar o processo ensino aprendizagem. Somente com o conhecimento da realidade é que poderemos fazer as devidas intervenções.
Pedagoga: Marilza

Anônimo disse...

Avaliar é verificar, diagnosticar, provar, constatar.
Na Educação é tudo isso e ainda a oportunidade de modificar, aperfeiçoar o trabalho e é o momento de refletir sobre onde e como se pode melhorar( reflexão tanto do aluno quanto do professor)

Anônimo disse...

Avaliar é uma maneira de se fazer uma investigação e intervenção, tendo como conseqüência a análise da prática pedagógica criando subsídios necessários para mudar a realidade do processo ensino aprendizagem.
Através desta intervenção pode - se compreender como o conhecimento transforma a realidade.
Avaliar pressupõe busca de mecanismos através de diversas maneiras para se ter uma compreensão da realidade.
Professsora Gláucia - Classes de 6 e 9 anos

Anônimo disse...

Avaliar é algo constante de acordo com a realidade individual do aluno.Educar é formar e aprender é construir o próprio saber.
professora Daniella Ferreira

Ana Maria Padilla Sbrissa disse...

Luckesi analisa a avaliação de maneira bastante peculiar. Utiliza- se de metáforas do cotidiano para fazer aferições com a prática avaliativa escolar. Sustenta que a investigação é a base para compreendermos o que ocorre na realidade e podermos buscar as intervenções adequadas.

Ana Maria- Pedagoga

Anônimo disse...

Tanto Lukese,Léa Depresbiteris e outros escritores aboradaram bem sobre a avaliação. Dentro da perspectiva filosófica-política situa-se a avaliação da aprendizagem em relação a três níveis de planejamento e avaliação, ou seja, educacional, que se volta para a análise dos objetivos da instituição, ações internas e externas; curricular, que consiste na análise da efetividade das experiências previstas pela escola, como adequação dos planos e programas de ensino, do material instrucional, do desempenho dos professores, etc; aprendizagem, que analisa os resultados do desempenho do aluno em termos de conhecimento, habilidades e atitudes desenvolvidos no processo ensino-aprendizagem.
Em todos esses níveis a avaliação acompanha o planejamento educacional, curricular e de ensino, e aponta para a multiplicidade de variáveis a serem consideradas. Devendo zelar pela conscientização e participação dos professores e aluno, quando se tratar de tomada de decisões relativas ao processo ensino-aprendizagem. O professor deve saber analisar as diversas relações que se estabelecem nos diferentes níveis, verificando suas coerências, que farão do aluno um ser social consciente e participativo.
Entetanto, o que se verifica é que a avaliação é realizada de acordo com o interesse do professor ou do sistema de ensino, onde as notas não expressam, realmente a aprendizagem e o conhecimento adquirido pelo aluno, mas sim, o medo que leva a conseqüências: pedagógica, psicológica e sociologicamente graves.

Anônimo disse...

Devemos diagnosticar a realidade para podermos intervir de forma coerente.

Prof. Luiz Fernando

Anônimo disse...

Sem dúvida não é possível haver crescimento sem que haja uma constante investigação dos passos já percorridos, então é fundamental que façamos constantemente uma análise das competencias adquiridas e para tal devemos lançar mãos de várias ferramentas entre elas a avaliação.

Sandra Mara - Professora de informática

ALFABETIZAR É PROFESSAR disse...

A avaliação tem que ser entendida como investigações e intervenções para o aprimoramento dos nossos alunos, temos que inovar.Acabar com o tabu que avaliação seja apenas para aprovar,reprovar,sucesso,fracasso,comparar,graficar,etc.
A avaliação vai mais além desses conceitos.

Unknown disse...

Luckesi se utiliza de uma forma apropriada e coerente de transmitir aos ouvintes a simplicidade do dia-a-dia como exemplo de compreensão da importância da avaliação. Ele nos sugere compreender a realidade para conseguirmos agir e realizar as intervenções adequadas. Através da investigação teremos uma boa base para o fundamento de nossa prática avaliativa e assim contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.

Anônimo disse...

O conhecimento da realidade é de vital importância para que possamos aprimorar os saberes.Portanto, primeiro, descobrimos a massa depois escolhemos o molho adequado para que a massa torne mais saborosa.

Denise

Anônimo disse...

Avaliar é observação, análise, intervenção,rotina, cuidado, respeito, carinho, dedicação, acompanhamento. Avaliar exige bom senso, criticidade, "olhar amplo",enfim, para avaliar o professor precisa reconhecer cada passo dado pelo aluno, cada avanço, cada detalhe, precisa enxergar a real necessidade e finalidade do instrumento avaliativo.

Anônimo disse...

Segundo Luckesi a compreensão da realidade é o fundamento de uma prática da avaliação. A investigação nos permite trabalhar de forma mais coerente.

Anônimo disse...

Devemos analisar constantemente as ações para diagnosticar de forma adequada investigando e compreendendo o que deve ser feito na realidade atual, respeitando o ritmo de aprendizagem do aluno.

Anônimo disse...

De acordo com o Lucksi, a avaliação deve ser diagnóstica e processual.
Dessa investigação o Educador buscará as intervenções necessárias no processo ensino- aprendizagem.
Profª Maria Helena Classe de 10 anos e 5 anos( Educação Infantil).

Anônimo disse...

A avaliação é o instrumento pelo qual o professor víncula sua ação ao desenvolvimento do aluno.É através dela que se encontra caminhos distintos para tomar as atitudes necessárias relacionadas a cada aluno.
Professora Stefânia

Anônimo disse...

Realemte avaliar é investigar, pois através dela podemos levantar as diferentes dificuldades e a partir daí, dsenvolver e aplicar diferentes mecanismos da aprendizagem criando condições para que haja uma aprendizagem significativa até mesmo retomar a pratica pedagógica para um melhor aproveitamento possível dos alunos.

Anônimo disse...

Investigação é o entendimento da realidade para que possamos agir ou intervir.

Anônimo disse...

Realmente avaliar é investigarpara intervir, pois a avaliação só tem sentido quando realizada, para mudança de postura,traçar novas metas que constituirão um "todo"para uma aprendizagem significativa.
Professora Sônia Aparecida

Anônimo disse...

Segundo Luckese, para avaliar é necessário investigar para intervir na prática pedagógica. A investigação fornece ao profesor subsidios como está a compreensão dos alunos para comppreender o que ocorre buscando meios para se ter uma ação mais adeuada.
Pedagoga Isaltina

Anônimo disse...

Avaliar implica investigação e intervenção adequada pois uma dá base a outra levando sempre em consideração a avaliação como instrumento do cotidiano que leva a intervenção dos conhecimentos criando condições para uma aprendizagem significativa.

Anônimo disse...

Luckesi comenta avaliação de maneira simples com exemplos peculiares ao nosso cotidiano quando se refere a avaliação com algo constante que implica investigação e intervenção adequada e que este instrumento usado usado no cotidiano leva a intervenção dos conhecimentos criando sempre condições para uma apredizagem significativa.

PINGUINHO DE TINTA disse...

Avaliar é diagnosticar tanto os alunos como nossa pratica pedagogica, resultando assim em intervenções necessarias e fundamentais para o progresso do educando.
Profa. Ana Laura - 5 anos

Anônimo disse...

Avaliar é investigar, diagnosticar e coletar dados para nortear e redirecionar as ações.




Pedagoga Iaciara.

Anônimo disse...

Avaliar é investigar, diagnosticar e coletar dados para nortear e redirecionar as ações.
Pedagoga Iaciara.

Anônimo disse...

Professora Elaine disse: A ação avaliativa deve assegurar um clima de liberdade, de responsabilidade, sem tensões e bloqueios. Deve estar em consônancia com uma perspectiva de acompanhamento do desempenho do aluno, estabelecendo um ambiente de confiança e de respeito, sempre aberto às diferentes possibilidades de as criança se desenvolverem e construírem de forma própria e diferenciada o seu conhecimento.